quarta-feira, 4 de abril de 2012

PRONATEC ABRE INSCRIÇÕES EM CANGUARETAMA

Brasília (DF) - O Ministério do Turismo abriu ontem as inscrições para o Pronatec Copa, um programa que tem o objetivo de capacitar mão de obra para atender aos turistas durante e também após o mundial de futebol de 2014. O programa oferecerá 32 cursos, além de aulas de inglês, espanhol e libras (língua de sinais), para quem tem 18 anos ou mais. As aulas serão realizadas nas 12 cidades-sedes, no entorno dessas cidades e em destinos de visibilidade internacional espalhados pelo país. No Rio Grande do Norte, as vagas estão abertas para Natal, Baía Formosa, Canguaretama, Maxaranguape, Parnamirim e Tibau do Sul. As inscrições  poderão ser feitas via site:www.pronateccopa.turismo.gov.br. Os cursos deverão ser iniciados a partir de 7 de maio deste ano.


Com uma média de 160h/aulas (equivalente a quatro meses de duração), o curso será oferecido de forma gratuita e presencial. Cada aluno terá direito a um auxílio estudantil - com alimentação e transporte. Mais informações, em relação ao auxílio podem ser obtidas por e-mail: pronateccopa@turismo.gov.br

Para os que tiverem o ensino fundamental incompleto, serão cursos de auxiliar de cozinha, auxiliar de garçom, auxiliar de confeitaria, atendente de lanchonete, camareira, chapista, churrasqueiro, condutor de visitantes, copeiro, garçom básico, cozinheiro industrial, masseiro, mensageiro, monitor ambiental, monitor de recreação, padeiro e confeiteiro, pizzaiolo, recepcionista, recepcionista de eventos, salgadeiro e sushiman.

Já os que tenham ensino fundamental completo, poderão se inscrever nos cursos para agente de informações turísticas e mestre de cerimônias. Já quem tiver o ensino médio incompleto poderá se qualificar como auxiliar de serviços de hospedagem, auxiliar de agenciamento de viagens e recepcionista em meios de hospedagem.

Os interessados com ensino médio completo poderão se capacitar como bartender, condutor de turismo de aventura, organizador de eventos, sommelier e agente de viagens.

Os alunos com o ensino fundamental completo ou escolaridade superior poderão inscrever-se simultaneamente no curso de capacitação e em um curso de idioma ou de libras. "A qualificação profissional é uma das principais ações do Governo Federal para transformar a Copa do Mundo de 2014 no maior evento de todos os tempos. O Pronatec Copa capacitará não apenas quem já trabalha com o turismo, mas também quem pretende se profissionalizar no setor. Com isso, garantiremos um legado social, de conhecimento e fomento ao setor turístico nacional, que irá permanecer após os megaeventos que o Brasil receberá", diz o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

Para todo o país serão disponibilizadas 40 mil vagas por semestre. Terão prioridade na seleção os portadores de necessidades especiais e as regiões onde haverá a Copa das Confederações. Os cursos serão ministrados por entidades como o Senac. O Ministério não informou o número de vagas para Natal nem onde os cursos serão realizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário